2014 – Liderança pelo décimo ano consecutivo
Com o fecho do mês de dezembro, a TVI consagrou-se líder indiscutível pelo décimo ano consecutivo, aumentando a diferença para o seu mais direto concorrente quer no total dia (+4,3pp – aumento da diferença em 0,8 pp face a 2013), quer no prime time (+2,9pp – aumento da diferença em 1,7pp face a 2013). Na média de 2014 a TVI sai vencedora tanto no total do dia (23,5% de share) como no prime-time (26,5%), de acordo com a Gfk.
A informação da TVI é também a mais vista da televisão portuguesa, o entretenimento lidera confortavelmente, as transmissões desportivas e a ficção mantêm uma posição relevante junto dos consumidores.
Informação:
Os noticiários da TVI registaram em 2014 a máxima preferência, liderando à hora do almoço e à noite. Aos domingos, Marcelo Rebelo de Sousa mantém a primeira posição entre os comentadores políticos da televisão, com a sua rubrica a obter uma audiência média de 1 milhão e 467 mil espectadores e 31,3% de share.
Entretenimento:
O “Você na TV” confirmou de novo a preferência máxima dos portugueses, ao registar em 2014, uma audiência média diária de cerca 421 mil espectadores correspondendo a um share de 29,3%. A mesma liderança de consumo foi para “A Tarde é Sua”, registou 423 mil espectadores e um share de 21,3%. O “Somos Portugal” reafirmou-se em 2014 como o programa líder indiscutível das tardes de fim-de-semana, tendo obtido uma audiência de 785 mil indivíduos e 24,4% de share.
Ficção:
A oferta da TVI mantém o reconhecimento dos espectadores portugueses. Correntemente a estação está a emitir duas novelas no horário nobre, “Jardins Proibidos” (audiência média de 1 milhão e 50 mil espectadores diários e um share de 26,4%) e “Mulheres” (729 mil espectadores diários e 25,2% de share). Em 2014, “Belmonte” foi a novela portuguesa nomeada para um Emmy internacional.
Desporto:
A TVI emitiu 6 jogos da Champions League, referentes à época 2014/15. Estes jogos obtiveram uma média de 42,2% de share e uma audiência média de 2 milhões e 35 mil espectadores. No final do ano juntou-se também a transmissão da fase final da Taça da Liga 2014/15 (30,3% de quota e 1 milhão e 540 mil espectadores).
Dezembro 2014 – TVI foi a estação dos portugueses no mês do Natal
No mês de dezembro, a TVI foi de novo a estação de televisão mais vista com uma quota de audiência de 23,8% em Universo, (SIC 19,2%; RTP1 15,0%).
Também no horário nobre, a TVI garantiu a primeira posição, com um valor ainda mais expressivo ao registar 27,1%, ou seja uma vantagem de 3,5 pp sobre o canal no segundo lugar, a SIC, a qual registou 23,6%, seguida da RTP1 com 13,6%.
No que respeita ao target Adultos, a TVI obteve um share ainda mais elevado tendo no total do dia 24,5% e no horário nobre 27,5%. De salientar, que pelo segundo mês consecutivo, a TVI mantém a liderança, no principal target comercial, ABCD 15/54 anos, com 20,6% de quota de mercado (total dia) e no horário nobre 24,3%.
O grande destaque, deste mês vai para a Gala final da 5ª edição da Casa dos Segredos. Este programa emitido ontem entre as 21:13 e as 01:39, obteve uma audiência média de 1 milhão e 529 mil espectadores (33% acima da soma de audiência dos dois canais mais próximos). Esta transmissão da final registou uma quota de audiência líder de 44,7%. No mesmo horário de emissão, a SIC ficou em segundo lugar com 21,8%, seguida da RTP1 com 11,8%. O pico máximo de audiência instantânea da emissão da gala foi obtido às 01:20 registando-se 2 milhões e 22 mil espectadores – 63,3% de share neste momento.
Na passagem da meia-noite, a oferta da TVI registou uma audiência de 1 milhão e 569 mil espectadores (com um share de 46,5%), ficando na segunda posição a SIC com 853 mil espectadores e RTP1 com 542 mil indivíduos.
Os especiais de Natal da “Missão Sorriso”, na manhã e na tarde do dia 17 de dezembro, obtiveram um share líder de 27,8% e de 27% respetivamente, alcançando cerca de 1,1 milhões de espectadores. À noite, os portugueses espalharam sorrisos para os mais carenciados, aderindo em peso à emissão da “Gala das Estrelas – Missão Sorriso”, que foi acompanhada em média por 1,4 milhões de espectadores e com um share líder de 38,2%.
Temáticos 2014
A TVI24 registou este ano 1,7% de share (target com TV Paga), reafirmando-se a estação como um canal de referência na atualidade noticiosa, diminuindo a sua distância para o concorrente direto.
O canal TVI Direct – Secret Story, registou uma quota média de 2,5% (target com TV Paga), ocupando a 5ª posição no ranking de todos os canais de cabo, entre 21 de setembro e 31 de dezembro. Fecha esta edição com uma audiência total de 39 mil espectadores.
A TVI Ficção registou este ano 0,6% de share (target com TV Paga). Afirmando-se como um canal de referência na ficção nacional, no ano em que assinalou o seu segundo aniversário.
A nova estratégia de programação do +TVI, que apostou em novos rostos e em grandes escolhas de programas tanto a nível nacional como internacional, fez com que o mesmo obtivesse uns bons resultados a nível de audiências. Assim, o +TVI registou este ano 0,3% de share (target com TV Paga).