Foi com a série de reportagens “Plástico: O Novo Continente”, que a jornalista Catarina Canelas venceu ontem, com a unanimidade do júri, o Prémio Especial Ibero-Americano de Jornalismo Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, vinculado aos galardões do Rei de Espanha, pelas “imagens impactantes que refletem um enorme problema global e a invasão dos plásticos nos mares”. Nesta 38.ª edição, concorreram 155 candidaturas de mais de duas dezenas de países ibero-americanos.
O trabalho documenta de forma extensa, numa série de reportagens filmada em quatro continentes, os perigos que pressupõem a presença do plástico no oceano, sobretudo para os animais marinhos, para a vida selvagem, em geral, e para os seres humanos.
A reportagem recolhe opiniões de especialistas, investigadores, cientistas, organizações conservacionistas e ecologistas que trabalham também na luta contra o plástico.
Na sua conta oficial de Instagram, Catarina Canelas partilhou que “este reconhecimento de uma distinção tão importante a nível internacional é uma honra e um orgulho imenso! Foi uma batalha desde o primeiro dia! Agradeço o olhar exigente do Júri! Agradeço à minha equipa por tanto esforço e empenho! Agradeço aos que sempre estiveram comigo! Agradeço a todos vós, o público!”
Esta série documental, composta por 7 episódios foi exibida pela TVI em agosto de 2020. Com autoria de Catarina Canelas, foi realizada em conjunto com João Franco, Nélson Costa e Teresa Almeida.
O conjunto de reportagens encontra-se disponível no TVI Player.