Em 2016, a TVI consagrou-se líder indiscutível pelo décimo segundo ano consecutivo, mantendo grande diferença para o seu mais direto concorrente quer no total dia +3,9pp, quer no prime time +3,1pp, de acordo com a Gfk.
Também no principal target comercial, ABCD 15/54 anos, a TVI foi líder, com 17,3% de quota de mercado (total dia) e 21% no horário nobre.
A tvi fechou o ano com um natal de ouro:
– No dia 13 de dezembro, a habitual “Gala das Estrelas – Missão Continente” alcançou, no horário nobre, 1 milhão e 275 mil espectadores e um share líder de 34,9%.
– Na noite de 24 de dezembro, estreou a nova temporada da série “Inspetor Max”, com 1 milhão e 67 mil espectadores e um share 32%, tendo sido o programa mais visto na véspera de Natal.
A transmissão da Gala de Final de Ano de “Secret Story 6: Casa dos Segredos”, obteve uma audiência média de 1 milhão e 148 mil. Esta transmissão registou uma quota de audiência líder de 34,3%.
No mesmo horário de emissão, a RTP1 ficou em segundo lugar com 17,8%, seguida da SIC com 16%. O pico máximo de audiência instantânea da emissão da gala foi obtido às 25h00 registando-se 1 milhão e 511 mil espectadores – 51,1% de share neste momento.
Na passagem da meia-noite, a oferta da TVI registou uma audiência de 1 milhão e 326 mil espectadores (com um share de 40,5%), ficando na segunda posição a RTP1 com 761 mil espectadores e SIC com 420 mil indivíduos.
Informação:
Os noticiários da TVI registaram em 2016 a máxima preferência, liderando à hora de almoço e à noite. De destacar os vários “Repórter TVI” que alcançaram uma audiência média de 1 milhão e 145 mil espectadores e 24,4% de share, sendo já uma referência de excelência no tipo de reportagens apresentadas.
Entretenimento:
Nas manhãs, “Você na TV” continua a ter a preferência dos portugueses ao registar, em 2016, uma audiência média diária de 413 mil espectadores. A mesma liderança de consumo para “A Tarde é Sua”, que registou 359 mil espectadores e um share de 17%, e “Somos Portugal” que se reafirma em 2016 como o programa líder indiscutível das tardes de domingo, tendo obtido uma audiência de 6723 mil indivíduos . “A Tua Cara Não me é Estranha”, lidera destacada com excelentes resultados: audiência média de 1 milhão e 173 mil espectadores e 28,9% de share.
“MasterChef Júnior”, emitido este ano, obteve uma audiência média de 1 milhão 285 mil espectadores, a que correspondeu 30,6% de share. “Pequenos Gigantes”, outro dos grandes sucessos de 2016, alcançou 1 milhão e 200 mil espectadores e 27,1% share.
Ficção:
A oferta da TVI mantém o reconhecimento dos espectadores portugueses. Destaque para “A Única Mulher”, a novela que ultrapassou fronteiras e arrebatou o coração dos portugueses. Com três temporadas, esta novela tornou-se líder indiscutível de audiências. “A Única Mulher III” obtém 1 milhão e 226 mil espectadores diários e 28,7% de share. Atualmente a estação está também a emitir “A Impostora” com uma audiência média de 1 milhão e 219 mil espectadores diários e um share de 27%.
Ainda em 2016, mas já terminada a exibição, destaque para “Massa Fresca”, com excelentes resultados (audiência média de 532 mil espectadores e 17,6% de share), e “Santa Bárbara” (audiência média de 1 milhão e 50 mil espectadores e 29,4% de share).
NOTA: Tipo de Audiência Total Dia.